top of page

O que é democracia? (Critica)

  • Adriano
  • 6 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Vamos passear la fora?

Liberdade, adora brincar com seu dono democracia, abanando o rabo pedindo para passear. Seu dono diz para ter calma. "O liberdade" não pode ser tão livre assim! Foi pra isso que ele me escolheu afinal.

O Brasil, um país democrático, o paraíso quando o dono decide que se pode passear. Um assunto um tanto irônico que merece os trechos escritos até aqui. Pessoas com direito a liberdade de escolher, mas claro, só as opções que o governo deixar. A, mas também pode-se escolher quem vai dar as opções, dependendo de quantas pessoas querem o mesmo, será satisfação garantida. Que baita direito que se tem, já que a liberdade individual vale menos que a da maioria, provavelmente ninguém vai se incomodar de viver em um pingue-pongue do que essa maioria vai querer nos anos pares. Mas uma coisa é certa, as mães brasileiras odeiam a democracia, até criaram seu lema popular contra esse tipo de governo. "Você não é todo mundo!".

E o que é a democracia afinal? Semelhante ao livre-arbítrio , é viver sob as regras de alguém cujo a maioria escolheu para criar. E como isso não pode ser chamado de liberdade, e, talvez o autor da bíblia cobrasse direitos autorais pelo termo livre-arbítrio. Decidiram chamar de democracia.

E liberdade? A simples valorização de si mesmo, sem esbarrar na liberdade do próximo, o governo individual de cada coração que aprendeu a ser educado sem forças armadas.

Em suma, a democracia tenta ser uma meia liberdade, levando em conta a maioria, e claro, falha, pois a liberdade não se tabela em porcentagem, se não é cem por cento de quem a tem, ela não existe ali.

Comentários


bottom of page